VÔMITOS E DIARREIA CRÔNICOS>>

   Quando um pet apresenta, por período prolongado, vômito e/ou diarreia, pode ser um sinal de alerta, pois a dieta ingerida não está sendo absorvida de forma adequada. Tudo isso pode levar à desnutrição, tornando a doença mais grave ainda. O proprietário deve ficar atento a esses quadros e levar seu animalzinho para uma consulta/diagnóstico o quanto antes.

    Várias doenças podem causar esses sintomas. Cada uma delas apresenta suas particularidades e deve ser tratada de maneira adequada. Abordaremos aqui a principal e que vemos mais frequentemente em nossos consultórios.

 

  A causa mais comum de vômitos e diarreia crônicos em cães e gatos é a doença inflamatória intestinal (IBD - sigla em inglês). Muitas vezes é difícil de se explicar aos proprietários que pouco ainda se sabe sobre a causa da doença. O que ocorre é uma inflamação no estômago e intestino que leva a esses sintomas.

   

     Para o diagnóstico é importante que seja realizada uma biopsia desses tecidos para confirmar essa inflamação. Uma vez que se tenha certeza que se trata desta doença, a associação do tratamento medicamentoso com a dieta adequada promove um adequado controle dos sintomas.

    Como essa inflamação ocorre, muitas vezes, em resposta a componentes da dieta, é importante que o tratamento dietético seja feito com ingredientes novos, para diminuir essa resposta. É importante consultar um nutrólogo, pois ele poderá escolher a dieta mais adequada para estes casos e, inclusive, a dieta adequada pode ajudar a reduzir a inflamação, diminuindo as doses de medicamentos antinflamatórios usados para controlar esta doença.

     O tratamento deve impedir que o pet perca peso e que os sintomas se mantenham controlados. Muitas vezes, a causa de insucesso no tratamento é um manejo nutricional inadequado.

Bibliografia consultada:

Fascetti & Delaney. Applied Veterinary Clinical Nutrition, 1ed, Wiley-Blackwell, 2012.

CONSULTE-NOS PARA ATENDIMENTO ESPECIALIZADO DE SEU PET!